Econoceitos – Riqueza X Renda

Oi pessoal,

Hoje a coluna é nova assim como a última – Econoceitos: pílulas de economês! Conceitos importantes, explicados de forma mastigada.

Começamos estabelecendo a diferença entre dois conceitos centrais em Economia: riqueza e renda.

Riqueza é o estoque de bens e serviços à disposição da sociedade, de um indivíduo ou grupo social. Ou seja, a riqueza é o produto social que é apropriado de formas distintas na sociedade. Quando se diz que um sujeito tem “tantos reais” quer dizer que ele é proprietário de um estoque de ativos que vale, em determinado momento, uma quantidade de dinheiro.

Renda, em bom economês, é um fluxo monetário advindo de fatores de produção alocados em um processo produtivo, ou seja: renda é aquilo que é pago pelo que está aplicado à produção. O que se utiliza como fator de produção para produzir algo? Terra, capital e trabalho. As rendas que são pagas pela aplicação destes fatores à produção são, respectivamente: renda da terra/aluguéis, lucro/juros e salário.

Assim, o meu salário é minha renda. A conta que tenho no banco onde coloco meu salário compõe minha riqueza. O sujeito dono de ativos financeiros obtém renda financeira, como por exemplo um fluxo de pagamentos recebido pela propriedade de um ativo qualquer – o sujeito que sobrevive de rendas financeiras (pagamentos pela propriedade jurídica de capital aplicado) é o famoso rentista.

O Brasil é um país marcado pela desigualdade de renda (desigualdade entre salários e lucros (chamada distribuição funcional da renda) e desigualdade entre indivíduos (distribuição pessoal da renda)) e de riqueza, perpetuada via heranças e doações.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s