Lukács e Benjamin: Temporalidade e dialética – a aritmética da revolução

No semestre passado (2014.02) eu cursei a matéria de Teoria da História II na FFLCH USP com o Professor Jorge Grespan. Como trabalho de conclusão de curso nos é pedida uma dissertação que contraponha os autores do curso e temas vistos em sala. A ementa do curso coloca como objetivo o seguinte tema:

“O curso pretende examinar a concepção da história desenvolvida pela chamada Teoria Crítica da Sociedade, com sua leitura específica de Marx pela ótica da dialética de Hegel e da tradição da sociologia alemã do fim do século XIX e início do XX. O primeiro texto a ser discutido é História e Consciência de Classe, de Lukács, cujos temas e métodos foram retomados em seguida por um grupo de autores associados ao Instituto de Pesquisa Social de Frankfurt, como Horkheimer, Adorno e Benjamin. Em Dialética do Esclarecimento, de Horkheimer e Adorno, o estudo do fetiche da mercadoria , iniciado por Lukács, avança para se tornar uma crítica radical do progresso, em uma visão que procura abranger a história como um todo. Por fim, serão debatidos três textos de Walter Benjamin, sobre técnica e arte, sobre narrativa e sobre história. Em todos os autores, as concepções de história surgem do diagnóstico crítico da modernidade, dominada pelo fetichismo e pela indústria cultural.”

O resultado foi o trabalho intitulado Temporalidade e dialética – a aritmética da revolução.

Alienação e estramento: o trabalho alienado e o esvaziamento qualitativo do tempo

Uma resposta em “Lukács e Benjamin: Temporalidade e dialética – a aritmética da revolução

  1. Pingback: Hegel e Marx: Inversão materialista e a oposição entre identidade e diferença | Economia, Política e Economia Política

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s