O “mercado” como deus

Ritual de fé! Enquanto uns olham a sorte nas tripas dos animais, outros olham a Bolsa de Valores pra saber como vai ser seu dia…

O “mercado” como deus

É incrível como o homem precisa de uma força externa e dominadora do mundo, que dê sentido às suas ações. Talvez seja mesmo para justificar atitudes que ele tomar diferente. De toda forma, é uma força alheia na qual o indivíduo atomizado ou se reconhece como parte constitutiva do todo, mas menor, sem autonomia plena de decisão ou se reconhece na medida em que se nega porque a totalidade subsume a parte.

Assim, alguns preferem acreditar em uma figura mítica com diversas interpretações conflitantes, mas que via de regra domina e subordina a totalidade da vida humana. Essa figura é deus, um ente externo e inalcançável, que tudo sabe e tudo vê.
Já outras pessoas preferem acreditar que a ordenação humana acaba sendo dominada pelas vontades de uma entidade externa e alheia de outro nome, o “mercado”. O mercado é e não é a soma dos indivíduos, porque na medida em que a soma horizontal agrega o todo e quantitativamente parte e todo são idênticos, o comportamento do todo é qualitativamente diferente do comportamento da mera soma das partes. Assim, o mercado é uma entidade superior, dotada de informação plena e vontades próprias, mas que na verdade refletem e são reflexos da vontade individual – é assim com deus também.

Essa similaridade entre a mão divina e a “mão invisível” é expressão da ordem espontânea e emergente de um único ente: a vida social e coletiva dos homens.


Agradeço a dica do amigo Arthur Pilão Ramos, que ao ler essa pequena nota enviou-me um vídeo que dialoga com ela. Segue abaixo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s