Por uma estreiteza maior ou porque Economia é a ciência particular da totalidade

Ciências Econômicas

Segue nota escrita acerca da ideia de redefinir o que é Ciência Econômica, nomeado “Por uma estreiteza maior ou porque Economia é a ciência particular da totalidade

Resumo:

“A Economia é a ciência que estuda o comportamento humano como uma relação entre fins e meios escassos que têm usos alternativos” (Robbins, L. Um ensaio sobre a natureza e a importância da ciência econômica. São Paulo: Saraiva, 2012, p.15)

A discussão alocativa é parte integrante do estudo econômico, mas não o esgota. Isso se deve pelo fato de que o complexo econômico (o estudo das relações da sociedade capitalista, como produção, circulação, distribuição e consumo) é o complexo determinante para a produção material da vida social no capitalismo. Dando outra forma à definição de Economia, apontamos que Economia é o campo de estudo que se debruça sobre as condições da produção e reprodução material da vida social. Assim, a definição da Economia enquanto Ciência deve manter certa particularidade a fim de não perder-se em querer “abraçar o mundo”, contudo, essa particularidade deve ser a unidade entre essência e aparência do processo econômico sob o capitalismo. A Ciência aqui não pode ser tomada como desinteressada. O cientista econômico deve, ao invés do que sugere o senso comum, abarcar e estudar as contradições das relações econômicas. Deve fazê-lo explicitando, ao invés de escondendo, seus valores e crenças, pois estes são produto direto da sociabilidade moderna – as ideias não pairam sozinhas no ar, afinal, “[t]udo o que é sólido se desmancha no ar, tudo o que era sagrado é profanado, e as pessoas são finalmente forçadas a encarar com serenidade sua posição social e suas relações recíprocas”. (Karl Marx e Friedrich Engels, Manifesto Comunista, s.p.)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s