Teorias do valor e a Economia como veículo ideológico

Por que a maçã tem valor? Trabalho ou desejo?

Uma pergunta que é central a todo economista: por que as coisas são trocadas? Por que um pedaço de papel pode ser trocado por um carro? Quais mecanismos fundam e regulam o movimento de produção e circulação das mercadorias?

No capitalismo aonde tudo, inclusive o homem virou mercadoria – a força de trabalho é comprada e vendida no mercado de trabalho, existe uma medida de quantidade e de preço: nível de emprego e salário nominal (ou real) – a pergunta central acaba sendo, então, porque essa sociedade funciona assim? Quando chegamos às lojas ou solicitamos os serviços somos atendidos sem maiores complicações e a sociedade funciona e se reproduz dessa forma. Ou seja, entender essas questões é entender a reprodução da própria sociedade. E assim o valor é uma abstração real que de fato regula a produção na sociedade mercantil generalizada. Entender o que é o valor e como ele funciona é crucial não só para intervir nesse mundo posto, mas para apontar aos limites históricos do valor e da sociedade que usa esse mecanismo impessoal para regular a produção material da vida social.

No artigo Teorias do valor e a Economia como veículo ideológico lançamos a investigação nos dois grandes campos de entendimento sobre essas questões, num debate que se imbrica entre Economia e Filosofia e expõe sumariamente as teorias do valor-trabalho e do valor utilidade. Serve como ponto de partida do debate. Questões e críticas são sempre pertinentes.

4 respostas em “Teorias do valor e a Economia como veículo ideológico

  1. Pingback: Teorias do Valor e a Economia como veículo ideológico | Núcleo Marxista Leninista USP

  2. Olá.Cheguei a seu blog pelo grupo “marxonomia” e até agora estou me perguntando se você tem algum livro escrito, de preferência para leigos 😉

    parabéns pelo blog,é excelente!

    • Meu caro João, tudo bem?

      Bem, obrigado pelo elogio. Fique sabendo que isso ajuda muito a gente a querer continuar escrevendo!

      Atualmente (2018) eu estou terminando o Mestrado na UFRJ (sou formado na USP) e pretendo ainda fazer um doutorado. Livros, quem sabe, quando tiver algo relevante pra ser dito. Por enquanto eu considero este espaço um exercício de escrita. Quem sabe em breve não público alguns artigos (aliás tem um já pra sair em breve).

      Novamente, obrigado pelo elogio! Fique à vontade para comentar, criticar, sugerir temas, enfim, para participar!

      Forte abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s